Como economizar água em casa?
A água é um bem finito. Isso todos sabemos. Mas, as mudanças climáticas pelas quais o mundo vem passando, nos faz ficarmos ainda mais atentos, já que muitos países têm enfrentado problemas de abastecimento e secas históricas.
Para evitar que nossos filhos e netos venham a enfrentar situações ainda mais graves pela falta de água é que devemos começar hoje mesmo a economizar. Além disso, gastar menos água também significa contas menores no final do mês e mais economia.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, economizar água não é muito difícil. Bastam apenas algumas medidas simples e uma mudança de mentalidade.
Dicas para economizar água
Na casa de banho:
-Cuidado ao escovar os dentes: não deixe a torneira aberta durante a sua higiene diária. Apenas ao fechar a torneira enquanto escova os dentes, por exemplo, você irá economizar 1,9 milhão de litros durante toda a sua vida.
– Preste atenção aos duches: não fique muito tempo em baixo do chuveiro. Molhe-se, feche o chuveiro, ensaboe-se e depois abra o chuveiro novamente para se enxaguar. Dessa maneira o seu consumo cairá de 180 para 48 litros por duche. Se você tem por hábito usar a banheira para todos os duches, que tal fazer uma mudança? Ao usar uma banheira você consome mais de 100 litros por banho.
– Instale chuveiros e pias de baixo fluxo: esses dispositivos são económicos e a maioria é fácil de instalar. Eles ajudam a manter a pressão da água e o fluxo homogéneos, além de usar praticamente a metade de água do que os modelos convencionais.
– Transforme sua sanita em um modelo de baixo fluxo: hoje já existem aparelhos destinados a esse fim em lojas especializadas. Esse tipo de sanita usa apenas 6 litros de água (ou menos) quando o autoclismo é accionado.
– Cheque o autoclismo: veja se a válvula está a funcionar correctamente. E, claro, não use a sanita como lixeira. Evite jogar restos de alimento e outros materiais sólidos por ela.
Na cozinha:
– Acumule loiças: antes de ligar a lava loiças ou realizar uma lavagem manual, certifique-se de ter bastante peças. Isso evita o gasto desnecessário de água para pequenas e constantes lavagens.
– Feche a torneira: se você não usa lava loiças, quando estiver a lavar seus pratos, copos e talheres, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa todas as peças. Somente quando for enxágua-las, abra a torneira.
– Limpe antes de lavar: uma dica antiga, mas muito válida. Antes de lavar as loiças, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, ou seja, antes de abrir a torneira.
Leave a Reply